-
49 9 9943 3330
Postado em 02 de Junho de 2022 às 09h52

Desemprego no Brasil cai para 10,5% entre fevereiro e abril

Apesar da melhora do índice, o desemprego ainda afeta 11,3 milhões de pessoas no Brasil

Método Contabilidade Apesar da melhora do índice, o desemprego ainda afeta 11,3 milhões de pessoas no Brasil O índice de desemprego no Brasil caiu para 10,5% no trimestre fevereiro-abril, o menor nível para esse período desde...

O índice de desemprego no Brasil caiu para 10,5% no trimestre fevereiro-abril, o menor nível para esse período desde 2015, segundo dados oficiais divulgados nesta terça-feira (31).

Os números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram uma redução de 0,7 ponto percentual em relação ao trimestre móvel anterior (novembro-janeiro, 11,2%) e de 4,3 pontos percentuais em relação ao mesmo trimestre de 2021 (fevereiro-abril, 14,8%).

O resultado é menor que as previsões de analistas consultados pelo jornal econômico Valor, que antecipavam em média um índice de 10,9%.
É o menor índice para o trimestre fevereiro-abril desde 2015 (8,1%).
A “retração da taxa de desocupação vem ocorrendo desde o trimestre encerrado em julho de 2021”, impulsionada pelo aumento da ocupação em setores como transporte, educação e outros serviços, como o setor de beleza, explicou Adriana Beringuy, coordenadora de pesquisas no IBGE.

Apesar da melhora do índice, o desemprego ainda afeta 11,3 milhões de pessoas no Brasil.

A informalidade atinge 40% dos trabalhadores e a população também sofre com a disparada da inflação, de 12,13% em doze meses em abril.
Na tentativa de conter a alta dos preços, o Banco Central do Brasil (BCB) elevou novamente a taxa básica de juros neste mês, para 12,75%, seu maior nível desde fevereiro de 2017.

Os indicadores econômicos representam o principal desafio eleitoral para o presidente Jair Bolsonaro, que buscará um segundo mandato nas eleições de outubro.

Para 54% dos brasileiros, a situação econômica tem “muita influência” na escolha do voto, segundo pesquisa recente do Instituto DataFolha.

A pesquisa, realizada nos dias 25 e 26 de maio, atribui 48% das intenções de voto ao ex-presidente Lula, seguido de Bolsonaro, com 27%. Em um possível segundo turno, Lula superaria Bolsonaro por 25 pontos (58% a 33%), três pontos a mais que a pesquisa anterior.

Estado de Minas

Veja também

Pronampe ganha 3ª fase ‘turbinada’ que pode liberar mais R$ 33 bilhões a micro e pequenas06/10/20 Iniciativa de maior sucesso do governo lançado para socorrer as companhias que mais sofreram o baque da crise trazida pela pandemia de covid-19, o Programa de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), que ganhou popularidade entre os empreendedores por conta de seu juro baixo, terá uma terceira fase. Depois de já ter liberado R$ 32 bilhões em crédito,......
Câmara aprova projeto que limita alíquotas sobre combustível e energia09/06/22Proposta prevê compensação da União aos estados pela perda de arrecadação. A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (25) o projeto que impede a aplicação de alíquotas de ICMS iguais às cobradas sobre produtos supérfluos para bens e serviços relacionados a combustíveis,......

Voltar para Notícias

“Este website utiliza apenas cookies necessários para o seu funcionamento. Saiba mais em nossa Política de Cookies”.